quinta-feira, 23 de maio de 2013

Alunos e professores prestigiam aniversário da Reserva Biológica do Tinguá em Nova Iguaçu

Nesta quinta-feira, os alunos do 3º, 4º e 5º ano em conjunto com professores e funcionários estiveram presentes em Nova Iguaçu para prestigiar o 24º aniversário da Reserva Biológica do Tinguá. O evento foi organizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(ICMBio) e contou com a presença de diversas organizações governamentais, não governamentais e empresas privadas.

O transporte das crianças de Petrópolis até o local contou com apoio logístico da ONG AnimaVida, além de alimentação e local para exposição de seus trabalhos. Os alunos interagiram em atividades oferecidas nas diversas tendas sobre educação ambiental com a temática voltada para a Reserva Biológica do Tinguá. Dentre as atividades oferecidas houve a explanação de trabalhos científicos sobre tratamento da água, material reciclável, entre outros.  

As crianças participaram de um teatro sobre a preservação dos mananciais da água. No final do dia foi a vez dos alunos fazerem suas apresentações, com músicas, cujo público interagiu cantando junto. Duas músicas foram criadas pelos alunos em conjunto com os professores: Mascote da Escola e uma paródia da versão original da música Esperando na Janela, denominada Reserva do Tinguá. As crianças retornaram para Petrópolis com uma nova bagagem de experiências em relação à preservação ambiental. 

Alunos da escola com a representante da AnimaVida Ana Cristina




Tenda da AnimaVida com os trabalhos dos alunos



Apresentação das crianças e agradecimento do diretor da Reserva Flávio Silva


sexta-feira, 17 de maio de 2013

Educação ambiental agita alunos e professores


Aconteceu hoje no auditório da escola uma apresentação dos alunos sobre a questão sócio-ambiental, mais especificamente sobre a Reserva Biológica do Tinguá. Para prestigiar o evento estiveram presentes algumas entidades governamentais e privadas, situadas no entorno da escola e que estão comprometidas com a preservação ambiental.  

Articulada pela Ong AnimaVida, compareceram ao evento representantes da Reserva Biológica de Araras, do Instituto  Nacional de Metrologia, Qualidade eTecnologia (Inmetro), com sede em Xerém, da Escola Municipal Sebastião Lacerda (Rocio) e da própria Reserva Biológica do Tinguá, com sede em Nova Iguaçu.

O objetivo central do evento foi divulgar o trabalho dos alunos e professores que, ao longo deste ano, vem se empenhando em pesquisar sobre a importância da preservação da bioesfera, mais precisamente da fauna (animais) da Reserva Biológica do Tinguá.  


Foto: Ana Cristina (AnimaVida)

“Este evento é um esforço integrado de toda a escola. Em 2012 estudamos a água como importante elemento da natureza e de como podemos preservá-lo melhor. Este ano os estudos foram direcionados para os animais que ainda resistem na mata atlântica e como podemos auxiliar em sua preservação” destacou Angélica Proença, diretora da Escola Municipal Leonardo Boff.
Foto: Ana Cristina (AnimaVida)

Foto: Ana Cristina (AnimaVida)

“Todos vocês estão de parabéns, alunos, professores e direção. Sei do esforço de todos para esta apresentação, principalmente por este cenário todo montado, com elementos da Reserva Biológica do Tinguá. Pode contar conosco para os avanços dos trabalhos direcionados pela escola”  destacou Flavio Silva, chefe da Reserva Biológica do Tinguá.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Oficina com a Cooperativa Manjericão

A semana começou de uma forma diferente: com uma oficina de culinária vegana (sem ingredientes de origem animal), ministrada voluntariamente por Carina Ruiz, da Cooperativa Manjericão. A comunidade escolar já vem demonstrando preocupação no que se refere à alimentação saudável e de qualidade, uma vez que as crianças permanecem na escola por 9 horas. Carina passou a tarde com a equipe da escola compartilhando e colocando em prática receitas simples e baratas. Algumas dessas receitas preparadas foram: kibe com inhame, empadão de legumes, bolo de fubá com goiabada e pudim de pão.

Agradecemos imensamente a presença da Carina por se disponibilizar em estar voluntariamente conosco e desde já aguardamos a próxima visita.

Carina mostra o passo-a-passo do bolo de fubá com goiabada









segunda-feira, 6 de maio de 2013

Índios Fulni-ô dançam e cantam com os alunos


Alunos e professores comemoram hoje a semana indígena com a presença de representantes da etnia Fulni-ô, do município de Águas Belas (PE). Eles estiveram na escola para divulgar sua cultura, expor seus artesanatos e conversar com alunos e equipe escolar.

Desde 1998, esta prática acontece anualmente na escola, que acolhe e apóia a causa indígena, em especial a etnia Fulni-ô. A índia Neiza fez a abertura do encontro, proferindo palavras na língua Yathê, idioma oficial da etnia. Em seguida, o líder Mário Fulni-ô explicou as inúmeras dificuldades enfrentadas pela aldeia como a seca prolongada (só chove uma vez por ano) e sem condições de desenvolver a agricultura. Eles saem da tribo sempre em abril (mês que se comemora o dia do índio) para venda de artesanatos em escolas, universidades e igrejas que os acolhem, como forma de buscar sustento para o ano. Ele finalizou comentando as dificuldades da longa viagem, do semi-árido nordestino até a capital fluminense.

Líder indígena Mário Fulni-ô
Por fim, Douglas Fulni-ô fez uma belíssima apresentação entoando os cantos toré e cafurna, pelo agradecimento de estarem ali e pedindo as bênçãos divinas a todos os presentes.  Em contrapartida, os alunos entregaram seus trabalhos relacionados à causa indígena, emocionando a todos. 

Professora Elaine, Mário Fulni-ô, professor Fernando, Neiza Fulni-ô, 
Leoni e Douglas Fulni-ô